segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Rosa morreu??!!

Que Rosa???

Cheguei em casa pro almoço e a Carol, minha irmã mais nova, já estava lá. Iam todos almoçar lá em casa naquele dia! Coisa boa a casa cheia!!!
Assim que cheguei ela disse:
- Tia Ignêz ligou e pediu pra dizer que a Rosa morreu. 
Assim, na lata... nem falou nada da Rosa ter subido no telhado ou coisa parecida. Eu, chocada, exclamei: 
- Sério???!!! A Rosa morreu??? Mas de quê, gente? Tadinha!!! Carol, mas... que Rosa?
Carol, me olhando surpresa, disse:
- Oi??? Eu sei lá que Rosa! Ela só mandou te falar que a Rosa morreu.
E eu, tentando explicar, comecei a ladainha, falando de tempos remotos... tinha a Rosa, a prima, meio doidinha, filha do tio Antônio, irmão da minha vó, e que naquela altura já estaria quase idosa. Acho que eram de Matias Barbosa, perto de Juiz de Fora. Uma vez a Rosa... e comecei a me perder no caminho.
Aí fui explicar sobre a outra Rosa, também de Matias Barbosa, que tinha sido minha babá e de quem eu gostava muito. Ela era engraçada! Uma vez a Rosa ficou torta (pausa pra gargalhada da Tati, minha irmã) e... fui me perdendo de novo!
Finalmente chegam mamãe e Murilo e sentamos todos à mesa pra almoçar. Mamãe, Murilo, Carol, Eu, Zilbinho, Lis, Júlia e Soninha, que foi meu braço direito e esquerdo por 11 anos!
Bom esclarecer que naqueles dias Carol, que é bailarina, estava ensaiando com uma coreógrafa a quem chamava de Rosinha.
Quando sentamos à mesa, perguntei pra minha mãe:
- Mãe, cê tá sabendo que a Rosa morreu?
E uma reação inesperadamente explosiva se esboçou:
- A Rosinha morreu??? Meu Deus!!! De quê, Carol???? O que aconteceu???? Gente, que coisa horrível!!!
Eu desentendida pergunto:
- Quem é Rosinha? Não era Rosa?
Aí Carol diz:
- Como que eu vou saber, mãe? Eu nem conheço! Que Rosa é essa????
- Uai? Não é a Rosinha, que está ensaiando vocês?
- Que Rosinha morreu o quê, mãe!!! Tá doida??? É outra Rosa! - respondeu a Carol.
- Que Rosa? - perguntou minha mãe de volta.
- Sei lá, mãe. A Rosinha é que não foi!
Eu disse:
- Mãe, quem morreu foi outra Rosa!
- Que Rosa?
- É isso que eu tô querendo saber! Achei que você soubesse.
- Não tô sabendo de nada! A Rosa morreu então?
- Morreu.
- Gente, tadinha!!!! Mas... que Rosa?
- Mããããe, "prestenção"!!! A tia Ignêz ligou e mandou avisar que a Rosa morreu!
- Sim, já entendi. A Rosa morreu. Mas que Rosa? 
- É isso que eu tô querendo saber, mãe. Tia Ignêz só falou que a Rosa morreu!
- Mas que Rosa????
- Então você não sabe qual foi a Rosa que morreu?
- Não! Que Rosa? A Rosa do tio Antônio??? Coitada, ela era meio doidinha, né?
- Pois é... mas e a outra Rosa? - insiti.
- Que outra Rosa? Que Rosa é essa gente????
- A Rosa, que foi nossa babá!
- A Rosa morreu??? De quê??? Tadinha!!! E a filha dela?
- Não sei de nada, mãe. Tô querendo saber!
E minha mãe continua divagando:
- A Rosa bebia muito!
- Que Rosa? - pergunto eu
- A Rosa babá!
- Não era o tio Antônio que bebia muito?
- É né?? Acho que tô confundindo...
- Ou não... Acho que ela bebia muito mesmo, me lembro vagamente dessa conversa...,mas mãe, você acha que foi essa Rosa que morreu?
- Que Rosa?
- A BABÁ mãe!
Dei uma olhada em volta e não me contive!
A Soninha, sempre tão discreta e contida, estava engasgando com a comida de tanto que ela ria. A Lis olhava pra mim e de mim pra minha mãe com a cara mais desentendida desse mundo, também dando risada. A Júlia já pronta pra dar um ultimato pra gente resolver "que Rosa" e o Zilbinho e o Murilo só balançavam a cabeça e sorriam. Aí quem deu crise de riso fui eu!
Minha mãe, num gritinho típico, diz:
- Iiiiiihhhhhh, num tô entendendo mais nada!!!
Carol dá a deixa pra encurtar a conversa:
- Gente, que conversa de doido!!! Que Rosa é essa pelo amor de Deus???????!!!!
Todo mundo disparou a rir e até hoje não sei se lamento a morte da Rosa prima ou da Rosa babá!

**********

(e continuo dando risada!!! kkkkkkkkkkkk)

**********

Claro que a história se espalhou para as outras irmãs, que adoram esse tipo de "trapalhada". Isso já faz alguns anos.
Aí, "dia desses", minha irmã, a Pati, começa a mandar áudios para o grupo da família pelo whatsapp. Mas os aúdios eram só as gargalhadas dela!
Eu estava de férias na casa da minha mãe. Escrevemos de volta perguntando o motivo de tanta risada. Ela só conseguiu gravar outro áudio assim: -"Que Rosa????"
Rimos tudo de novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário